" A toda comunidade pobre da Zona Sul! "
Completa 30 anos a frase de abertura deste álbum que marcou a geração que já ouvia Rap no início dos anos de 1990, trata-se terceiro álbum do grupo Racionais MC’S que trazia “Fim de Semana no Parque” como faixa principal e com participação especial de Negritude Junior.
Este sem dúvida foi primeiro álbum de Rap Nacional que realmente transcendeu as favelas de São Paulo, bateu nas Rádios FM’s e alcançou os bairros mais nobres da “Feliz e agitada playboyzada”.
Neste mesmo álbum também estavam inclusas as faixas “Mano na Porta do Bar” com sample de Curtis Mayfield e “Homem na Estrada” com sample de Tim Maia, esta última se tornou um verdadeiro hino nas favelas. Para se ter uma ideia do tamanho do sucesso de “Homem na Estrada”, o político Eduardo Suplicy chegou a decorar a letra da música na íntegra e tinha orgulho em recita-la em qualquer oportunidade. O autor da letra inclusive foi entrevistado por Jô Soares. Homem na estrada é inesquecível para quem viveu na favela nesta época.
O álbum seguinte lançado em 1997, “Sobrevivendo no Inferno” teve grande repercussão e é considerado um dos álbuns mais importantes do rap nacional mas “Raio X do Brasil” foi sem dúvida o alicerce dos demais que vieram. Quando o Sobrevivendo ganhou destaque, os Racionais já eram muito famosos graças ao Raio X do Brasil.
“Raio X do Brasil” foi lançado em 1993 pela gravadora Zimbabwe Records, um disco que vale a pena possuir em sua coleção e caso você ainda não o tenha, procure em uma das lojas que indicamos aqui:
Parabéns Racionais MC’s por esta obra prima!