Hoje é Dia do Disco de Vinil

Criado no final da década de 40, o disco de vinil surgiu em substituição aos antigos discos de goma-laca de 78 RPM’s (Rotações por minuto) e que continham apenas uma faixa por face, uma música de cada lado.
Cultuado por DJ’s e colecionadores de todo o mundo, o formato foi ameaçado com o surgimento do CD (Compact Disc) que oferece mais durabilidade e alta qualidade sonora, teoricamente.

Há quem diga que o áudio deste tipo de mídia é superior aos formatos digitais por não sofrer perda de decibéis como o MP3 (áudio compactado ), por exemplo. Outros dizem que isso é uma tremenda bobagem e que os decibéis removidos para a compactação do áudio não são percebidos pelo ouvido humano.

O fato é que esta mídia continua firme e forte e tem algo que nenhuma outra mídia tem: A arte da capa. Para os mais sensíveis à arte, um grande chamariz para a compra.

O Dia do Disco é comemorado no dia 20 de abril e, embora seja algo retrô e cada vez mais em desuso, vem ganhando força novamente com o advento da Internet e Redes Sociais e tende a se manter forte ainda por muitos anos.

No vídeo abaixo, você confere uma matéria de Otávio Mesquita na Polysom, a única fábrica de discos de vinil da América Latina e que foi reativada recentemente.

De acordo com as nossas pesquisas, há 3 informações a respeito da data:
No dia 12 de agosto comemora-se o Dia do Vinil, por ser considerado o dia, em 1877, que Thomas Edison anunciou a invenção do primeiro fonógrafo;

No Brasil, a comemoração ocorre no dia 20 de abril em homenagem ao compositor e cantor Ataulfo Alves, morto neste dia em 1969;

No terceiro sábado do mês de abril é comemorado também o “Record Store Day”, que tem a finalidade de celebrar a música e foi fundada oficialmente em 2007 por Eric Levin, Michael Kurtz, Carrie Colliton, Amy Dorfman, Don Van Cleave e Brian Poehner.

Morre Marku Ribas

Morre Marku Ribas

O cantor, compositor e instrumentista Marku Ribas faleu ontem (6) aos 65 anos de idade vítima de câncer de pulmão. Ele estava internado no hospital Lifecenter, em Belo Horizonte, desde a última quarta-feira.Sua morte foi confirmada pela filha Lira Ribas.

Marku Ribas gravou seu primeiro disco, “Flamingo”, em 1966 . E ao longo de sua carreira foram 12 álbuns de estúdio.
O mais conhecido deles é “Underground” (1973), “Marku” (1976) e “Barrankeiro” (1977).

Dentre os apreciadores da Black Music, a música “Zamba Ben” é a mais conhecida juntamente com “Colcha de Retalhos”

Mais um grande talento que se vai…
Descanse em paz, Marku Ribas.

Baixar do SoundCloud

ATENÇÃO

Algumas faixas estão bloqueadas mesmo usando o software por isso, antes de baixá-lo e instalar em seu computador, economize tempo tentando baixar direto pelo site: http://sounddrain.com/.

Copie e cole o link da faixa desejada.
quando surgir o nome do arquivo + a palavra “Download”, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “SALVAR COMO”.

Baixando Músicas do SoundCloud sem uso de software

Há tempos atrás publicamos aqui uma forma de efetuar downloads do ambiente Soundcloud por meio da instalação de um software, que é bem eficaz porém, nem todos querem fazer isso mesmo sendo muito fácil.
Existe uma outra forma muito fácil também e não é necessária a instalação de qualquer programa em seu computador, você só precisa acessar a url: http://www.soundcloud-download.com/.

Vá até o Soundcloud, clique com o botão direto do mouse sobre o nome da faixa e copie o endereço:

Cole o endereço (CTRL+V) que você copiou na barra de texto e clique no botão “DOWNLOAD”

Na tela seguinte, basta clicar novamente com o botão direito do mouse e clicar na opção “SALVAR LINK COMO”, conforme abaixo:

Informe o local para salvar o arquivo, troque o nome para o de sua preferência e boa diversão.

Confira também o primeiro método que publicamos aqui.

Versão para Aparelhos de Celular

Se você está à procura de um app para baixar músicas do soundcloud direto do seu aparelho de celular, dê uma olhada no app “SoundCloud Downloader”.
É app pago, apenas $1,99 e faz exatamente o que você procura.
Você filtra suas buscas por downloads disponíveis, clica no botão download e pronto!
Há versões para Android e iOS