Indicação Clube Vip #4: Four Tops – If I Had a Hammer

A Indicação Clube Vip de número quatro vai para aquela galera que curte aquela pegada mais nostalgia, hoje trazendo a música If I Had a Hammer do grupo Four Tops. Essa indicação é do nosso amigo DJ Thurs que está conosco também todos os sábados no comando do programa Clube Vip.

Bom… Fui dar aquela pesquisada básica e descobri que os Four Tops eram um grupo de Soul, R&B, Jazz, Rock n Roll e Pop formado por Levi Stubbs, Abdul Duke Fakir, Renaldo Obie Benson e Lawrence Payton.

São considerados verdadeiras lendas na Motown, um grupo que permaneceu junto por mais de quatro décadas emplacando vários sucessos nas paradas norte americana e inglesa.

Estão presentes no 100+ do Hall da Fama da Revista Rolling Stones.

four-tops-66

A música I If Had a Hammer faz parte do álbum Four Tops Live lançado no ano de 1966, pela gravadora Motown. O álbum no Brasil, segundo o blog Arquivo do Samba Rock, era chamado de Four Tops 66 foi e é muito conhecido e apreciado pelos frequentadores de bailes como um clássico, que também foi interpretado por Trini Lopez no ano de 1963.

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Polêmica no mundo dos DJs

Monster GO DJ traz evolução tecnológica e polêmica no mundo dos DJs

Chegou recentemente aos mercados a mais nova controladora de áudio da Monster Go-DJ Portable Studio Sound Mixer que promete portabilidade, mixagens de qualidade e um bom estúdio musical para quem quer ser um DJ.

Segundo a página da Monster GO DJ, trata-se de uma controladora com 25 cm de largura por 6 cm de largura e 1.7 cm de altura, possui um display duplo com tecnologia Touch Screen com uma resolução de 320×240, possui armazenamento interno onde 2 GB são reservados para o usuário e mais 1 GB reservado para gravação. Possui um slot para cartões SD de até 2 terabytes de armazenamento.

Possui entradas para microfone e headphones além de uma entrada AUX e uma bateria com duração de 12 horas. Entre várias outras características como analisador de BPMs, efeitos, Cue Points, Vinyl Mode, equalizadores, ou seja, tudo que outras controladoras possuem.

A polêmica que gira em torno deste equipamento é por causa da sua portabilidade que cria um sistema de DJ completo e portátil, bastando apenas ligar ele em um sistema de som e começar a festa. Não precisa nem de laptop.

Enquanto que os DJs que usam os toca discos ou CDJs precisam carregar todo um aparato para ter o seu setup pronto para a festa.

Ou seja, a empresa Monster vende a idéia de que qualquer um pode ser DJ com a sua controladora. Mas, nós DJs sabemos muito bem que não é bem assim e que a Monster Go-DJ Portable Studio Sound Mixer é apenas mais uma controladora dentre tantas outras.

O que irrita toda a “deejayzada” é o descaso com os profissionais e com toda uma cultura que existe por trás da sigla  “DJ”.

Fonte: Monster GO-DJ

O Primeiro Rap

Quando comecei a ouvir RAP no início dos anos de 1980 era muito raro alguém se referir a este estilo por meio desta sigla, nós o chamáva-mos de “Funk Falado” e embora não fosse o nome correto, tinha tudo a ver: forte marcação de baterias e um maluco rimando de uma forma que nós até então não estávamos acostumados. Era o nascimento do Rap!
Pouco tempo depois de Suggar Hill e o grande sucesso “Rappers Delight” começaram a surgir por aqui alguns caras que faziam este som em língua portuguesa, dentre eles: Thaide e Pepeu.
Me lembro ainda de uma música do Pepeu onde ele dizia: “…É um RITMO NOVO que acaba de surgir com uma batida interessante gostosa se ouvir…” em seguida ele já emendava com o “Melô do Bastião”. Bons tempos, não? Se você viveu esta época vai se lembrar de tudo isto o que estou dizendo.

Mas o RAP parece ser mais antigo do que pensávamos que fosse, sabia?
Quando se fala em RAP, muitos apontam para DJ Kool Herc, locutores de rádio, etc. mas até o momento não há nada oficialmente registrado (quem souber onde está esta informação, favor deixar o link nos comentários) e fuça daqui e fuça dali e eis que descobrimos que existiu um cara chamado Pigmeat Markham.

Pigmeat nasceu em 1904 na Carolina do Norte (EUA), era cantor, compositor, dançarino e comediante e ganhou destaque nos anos de 1950 quando passou a se apresentar no “bombado” programa de TV apresentado por Ed Sullivan e com o apoio de Sammy Davis Junior, Pigmeat ganhou o respeito e admiração da comunidade negra norte americana. Pigmeat faleceu em 1981.
Mas foi em 1968 que Pigmeat gravou uma música chamada “Here Comes The Judge” e como podemos notar, aquele som meio funk com um cara rimando de uma forma diferente que nós ouvimos no início dos anos de 1980 ,não era muito diferente deste que você ouvirá agora.

Ouça e julge você mesmo!

Here Comes The Judge – Pigmeat Markham – 1968

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Foi ou não foi o primeiro RAP?

Continuemos com as nossas pesquisas…

Designers Criam Tabela Periódica para Celebrar a História do Hip-Hop

Ciência e Hip-Hop juntos e misturados!
A Pop Chart Lab e a A3C Hip Hop Festival se uniram para criar um painel gráfico em forma de tabela periódica para celebrar a história do Hip-Hop.
De fundo, as iniciais dos artistas que lembram os símbolos do elemento químico e logo abaixo os demais elementos que o compõem.
Finalmente algo elaborado especificamente para o Hip-Hop.
O poster está disponível para venda pela bagatela de $29 dólares, caro para o bolso de muitos brasileiros mas o trabalho é digno de respeito e realmente vale o que está sendo cobrado, excelente para decorar o seu estúdio.
Bonito e criativo embora já tenhamos visto esta ideia no seriado The Breaking Bad onde os nomes do atores que compõem o elenco surgem na tela como elementos químicos fazendo referência direta à temática do filme.

Os símbolos se iniciam com DJ Kool Herc passando por Afrika Bambaata, Kool Moe Dee e Grandmaster Flash & the Furious Five até os dias atuais com Iggy Azalea, Young Thug e Flashbut Zombies.

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Veja a tabela completa

Acesse: http://popchartlab.com/products/the-periodic-table-of-hip-hop